Com nossa abrangente análise de negócios e ampla visão de mercado, criamos soluções personalizadas que proporcionam transformações digitais perfeitas, garantem resultados rápidos e geram impacto duradouro em toda a empresa
Entre em contato para agendar uma apresentação
Nossos consultores estão prontos para lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para suas demandas
Disponivél de segunda a sexta das 09:00 às 18:00 horas
Cibercrime em 2023: atenção varejistas!
Cibercrime em 2023: atenção varejistas!
Em 2023, o varejo no Brasil foi o setor mais atingido por cibercriminosos, sofrendo 35% dos ataques virtuais, segundo a empresa de Cibersegurança Safe Labs. As instituições financeiras vieram logo atrás, sendo afetadas por 27% das investidas, seguidas pelas empresas de saúde, com 13%.
A atratividade dessa área se deve ao armazenamento de dados sensíveis, como informações pessoais e detalhes de cartões de crédito e débito, materiais essenciais para a realização de fraudes financeiras.
Leonardo Camata, diretor da SafeLab, em entrevista à Folha de São Paulo, explicou que “o criminoso vai além da foto de perfil. Consegue acesso a nome e telefones de familiares, o que confere legitimidade na hora de pedir um empréstimo para a fraude.”.
Camata ainda destaca que estelionatários conseguem obter elementos de terceiros até mesmo de dentro de presídios, utilizando canais no Telegram e fóruns online. Ele explica que a maioria dos golpes virtuais no país é realizada por indivíduos sem conhecimento técnico aprofundado em informática. “Antigamente, golpistas procuravam faturas de cartão de crédito em caixas postais; hoje, fazem isso na internet,” observou.
Ou seja, com a evolução das estratégias dos hackers e o fácil acesso a informações no mundo virtual, é necessário que as empresas destinem investimentos significativos à Cibersegurança para proteger sua reputação e seus clientes.
Principais ameaças enfrentadas por negociantes
Para implementar medidas de segurança eficazes, é fundamental que gestores, comerciantes e/ou responsáveis conheçam os ataques mais comuns ao setor. Listamos abaixo alguns dos mais comuns. Confira:
1. Phishing e manipulação psicológica
Como uma verdadeira pescaria, essa técnica consiste no envio de e-mails ou mensagens falsas que se passam por comunicações de fontes confiáveis, com o objetivo de enganar os destinatários e obter informações sigilosas, como senhas e dados de cartões. Já a também chamada engenharia social, envolve táticas para persuadir as vítimas a fornecerem acesso a sistemas protegidos ou elementos confidenciais.
2. Ransomware
É um tipo de software malicioso que criptografa os dados da vítima, exigindo um pagamento para liberar o acesso. No varejo, eles podem suspender completamente as operações, causando perda de receita e danos à reputação. Além disso, os consumidores podem ser expostos, levando a complicações legais e regulatórias.
3. Ataques de Negação de Serviço Distribuídos (DDoS)
Com foco nos servidores de um negócio, é uma tática responsável por sobrecarregá-los com um enorme volume de tráfego e tornar os serviços online inacessíveis aos usuários legítimos. Para os comerciantes, o resultado é perda de vendas, interrupções no atendimento ao cliente e impactos negativos na imagem da marca.
4. Fraudes em transações financeiras
Essa estratégia abrange atividades como o uso de cartões de crédito roubados, criação de contas falsas para compras fraudulentas e manipulação de dados de pagamento. Detectar e prevenir essas práticas é um desafio significativo, devido a ausência de padrões de comportamento, velocidade e complexidade das ações.
Os desafios de Segurança Cibernética no varejo são numerosos e impactantes. Muitas empresas, especialmente as pequenas e médias, carecem de planos formais para lidar com incidentes – aumentando significativamente os riscos de violação.
Não faça parte das estatísticas. Proteja seu negócio já!
Evitar ser vítima de ataques cibernéticos e zelar pela confiança dos seus clientes requer investimento em tecnologias de ponta. A Cleveris oferece uma solução completa que combina LGPD, firewalls avançados, sistemas de detecção de intrusos e políticas de acesso seguro, protegendo seu comércio contra ameaças em constante evolução.
Além disso, nosso recurso disponibiliza programas de treinamento contínuo que capacitam sua equipe a reconhecer e responder a incidentes com eficiência, reduzindo o tempo de inatividade e protegendo a reputação da sua marca. Com planos de resposta a incidentes meticulosamente elaborados e testados, garantimos que você esteja preparado para qualquer desafio digital.
Não comprometa a segurança do seu negócio.
Escolha Cleveris e transforme a proteção cibernética em um aliado estratégico para o crescimento sustentável do seu varejo.
Entre em contato com nossos especialistas clicando aqui.