Como a LGPD e a Cibersegurança se relacionam?

Como a LGPD e a Cibersegurança se relacionam?

A Lei Geral de Proteção de Dados e a Cibersegurança estão fortemente ligadas. De um lado, temos uma norma que estabelece diretrizes e requisitos para o tratamento de dados pessoais por empresas e instituições, e tem como principal objetivo proteger a privacidade e os direitos dos titulares de dados, e estabelecer os princípios para coleta, armazenamento, transferência e finalidade dessas informações.

 

Já a Cibersegurança, por sua vez, diz respeito às medidas e práticas que precisam ser adotadas para proteger redes, dados e sistemas contra ameaças virtuais. Esse conceito engloba a proteção contra ataques, roubos, malware, invasões, phishing e outras ações que comprometam a segurança das organizações.

 

E como a LGPD exige a implementação de protocolos de segurança adequados para proteger os dados coletados e armazenados, essa determinação inclui ações de Cibersegurança robustas, como:

Além disso, a lei também estabelece a necessidade de avaliações de risco e a elaboração de projetos técnicos e institucionais contra incidentes de segurança – abrangendo a criação de políticas de segurança, planos de resposta a incidentes, contratação de profissionais especializados em Cibersegurança e capacitação para colaboradores.

Mas como funcionam esses treinamentos?

Com o aumento da importância da proteção de dados e da segurança cibernética, muitas instituições passaram a oferecer programas de treinamento para qualificar profissionais – tanto nessas áreas específicas quanto no restante da empresa.

Dessa forma, as capacitações em LGPD englobam:

Geralmente, são voltados para profissionais envolvidos no manuseio e gestão de informações pessoais, como encarregados de proteção de dados (DPOs), gestores de privacidade e profissionais de TI.

Já os treinamentos em Cibersegurança são projetados para ajudar a proteger sistemas, redes e informações contra ameaças cibernéticas, abrangendo:

Neste caso, o ”público-alvo” são profissionais de segurança da informação, administradores de sistemas, desenvolvedores de software e outros colaboradores envolvidos na proteção de ativos digitais.

Onde posso encontrar essas qualificações?

A Cleveris entende a importância das organizações estarem em conformidade com a LGPD e implementarem medidas eficazes de Cibersegurança, a fim de evitar violações de dados e proteger a privacidade de seus clientes e usuários.

Por isso, disponibilizamos a melhor solução de cibersegurança corporativa: o Hacker Rangers. Disponíveis em diversas modalidades e com certificações específicas, essa plataforma oferece variados treinamentos, que atendem todos os setores da sua empresa.

Por meio da gamificação, sua organização atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados e recebe as seguintes funcionalidades:

Com o Hacker Rangers, você combate o crime cibernético com o seu ativo mais valioso – seus colaboradores.

98% dos ataques cibernéticos dependem de uma interação do usuário para terem êxito. 

Faça parte desse time e evite sérios prejuízos.

Venha fazer parte desse time.