O que é e como surgiu a Hiperautomação

O que é e como surgiu a Hiperautomação

Em outubro de 2019, no artigo Gartner Top 10 Strategic Technology Trends For 2020, a palavra Hiperautomação foi citada pela primeira vez. Esta tendência, que se encontra no primeiro lugar da lista, abrirá portas para oportunidades significativas nos próximos cinco a dez anos.

Segundo a empresa de consultoria, o termo possui o seguinte entendimento:

”A Hiperautomação lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), para automatizar cada vez mais processos e aperfeiçoar os humanos. A Hiperautomação se estende por uma variedade de ferramentas que podem ser automatizadas, mas também se refere à sofisticação da automação (ou seja, descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar, reavaliar)”.

Em outras palavras, ela pode ser compreendida como uma evolução da automação de processos, resultando em maior eficiência, economia de tempo e recursos, e melhorias substanciais na qualidade das operações e na capacidade de tomar decisões de forma mais aprimorada.

Por quais recursos a Hiperautomação é composta?

Envolvendo a orquestração eficiente de mecanismos para criar processos de negócios altamente otimizados, ela é formada por diversas ferramentas, como:

Inteligência Artificial

A IA é fundamental para a Hiperautomação, pois permite que os sistemas tomem decisões autônomas, aprendam com dados e executem tarefas complexas.

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina, uma subárea da Inteligência Artificial, capacita as máquinas a adquirirem conhecimento por meio de informações, aprimorando seu desempenho ao longo do tempo.

Automação de Processos Robóticos

A RPA (Robotic Process Automation) envolve a automação de tarefas repetitivas e baseadas em regras por meio de robôs de software, permitindo a integração com sistemas legados, entrada de dados, gerenciamento de documentos e fluxos de trabalho de back-office.

Automatização de Processos de Negócios

O BPA (Business Process Automation) envolve a mecanização de processos de negócios completos, frequentemente utilizando software de BPM (Business Process Management) para modelar, executar e otimizar as ações.

iBPMS

Os Intelligent Business Process Management Suites são sistemas que incorporam recursos avançados, como automação, análise de dados, regras de negócios e integração de sistemas para tornar os processos empresariais mais eficientes e ágeis.

Chatbots e assistentes virtuais

Esses sistemas utilizam Inteligência Artificial para interagir com os usuários, respondendo a perguntas, realizando tarefas e melhorando a experiência do cliente. Eles ampliam o alcance das plataformas de comunicação, muitas vezes mantendo interações com os usuários 24/7, aprimorando o atendimento ao cliente sem sobrecarregar os funcionários humanos.

Além disso, a Hiperautomação pode utilizar Intelligent Character Recognition (ICR), Big Data, Tecnologias de Automação de Documentos, Automação de IoT, Gestão de Processos Cognitivos e Integração de Sistemas.

Onde posso saber mais sobre esse conceito?

Essa é uma abordagem estratégica para impulsionar a transformação digital nas organizações. Ela conduz a operações empresariais simplificadas – um requisito essencial para tornar as instituições mais lucrativas e competitivas nos dias de hoje.

Por isso, se você deseja entender melhor como a Hiperautomação pode beneficiar seu negócio, junte-se a nós no nosso evento online. 

No dia 7 de novembro, a Cleveris, em parceria com a Jitterbit, estará compartilhando insights valiosos e explorando a fundo esse fenômeno. Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e capacitar sua organização para o futuro.

Garanta sua vaga agora, antes que elas se esgotem.