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Qual a importância da tecnologia no varejo?
Qual a importância da tecnologia no varejo?
O setor do varejo está passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia. Dessa forma, é fundamental que gestores voltem a atenção para investimentos em diferenciais competitivos, que possibilitem o destaque do negócio e a conquista da preferência dos clientes – sejam eles novos ou não.
Ao dedicar parte do foco para essas ferramentas, alguns ganhos recebidos pelas empresas são:
Melhorias na experiência do consumidores;
Maior produtividade entre os colaboradores;
Diminuição de erros e gastos operacionais;
Redução das atividades rotineiras manuais que, em sua maioria, são desnecessárias
Promoção da integração dos processos, em todos os setores e etapas;
Facilidade na gestão de dados;
Tomadas de decisões mais assertivas.
O uso da tecnologia também possibilita a personalização da jornada de compra, oferecendo recomendações de produtos com base no histórico de compras e preferências individuais. Além disso, ela permite alcance de um público global – uma vez que as lojas ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana e sem nenhuma fronteira física.
Então, quais recursos posso inserir em meu negócio?
No varejo, existem diversas tecnologias que podem ser inseridas para melhorar a experiência do cliente, otimizar processos e impulsionar as vendas. Dentre elas, destacamos o Metaverso e a Inteligência Artificial.
O Metaverso, no contexto do varejo, pode ser usado, por exemplo, para criar lojas virtuais tridimensionais, onde os clientes exploram, experimentam e fazem compras de forma interativa – tudo isso graças a experiência imersiva, envolvente e personalizada proporcionada por esse universo virtual. Neste caso, o ponto chave é que os usuários têm uma noção maior de como os itens se encaixam em suas vidas, antes de fechar negócio.
Já a Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental no setor varejista atual. Ela pode ser aplicada de várias maneiras, como:
Chatbots para atendimento ao cliente (respondendo perguntas frequentes, fornecendo suporte em tempo real e ajudando na navegação pelo site/aplicativo da loja, por exemplo);
Sistemas avançados que, por meio da utilização de históricos de compras e padrões de comportamento, recomendam produtos;
Realização de análise de grandes volumes de dados;
Otimização da cadeia de suprimentos e gestão de estoques;
Criação de algoritmos que analisam dados frequentes e sazonais, capazes de prever demandas e entender quais produtos serão mais procurados em determinado período, evitando excessos ou faltas no estoque.
Ao adotar essas tecnologias, além de melhorar a eficiência operacional das empresas, os varejistas se destacam da concorrência e atendem às expectativas cada vez maiores dos consumidores
E quais são as tendências de ambas para 2023?
O espaço coletivo do Metaverso reúne três tecnologias: Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Internet. Dessa forma, seu uso irá além das compras e será um novo ponto de contato entre consumidores e novos públicos, em grande escala.
A lição para este ano é o conceito de omnichannel – onde as marcas fazem com que o usuário não veja diferença entre os mundos real e virtual ao integrar lojas físicas, virtuais e, claro, os compradores.
Sabendo que é preciso atender os clientes onde eles já consomem os conteúdos, a Apple lançou o Apple Vision Pro, um óculos com funcionalidades que misturam Realidades Virtual e Aumentada, possibilitando enxergar diversas telas projetadas em qualquer ambiente em que a pessoa estiver. Segundo o CEO Tim Cook, o aparelho tem potencial para ”mudar a forma como vemos a tecnologia e como ela afeta a nossa vida”.
Já a aplicação da IA será em toda a cultura organizacional e também nos processos do negócio. Sendo assim, além de oferecer os benefícios citados no tópico acima e suportes importantes para garantir atualizações rápidas, seguras e inteligentes, essa tecnologia terá como foco a LGPD.
Seu emprego afetará diretamente a maneira que as marcas realizam a proteção dos dados de usuários e colaboradores, permitindo uma visão mais clara sobre o Compliance, ajudando na prevenção de ameaças virtuais e disponibilizando mecanismos de defesa mais eficientes e capazes de identificar ciberataques.
Como posso acompanhar essa revolução digital?
A Inteligência Artificial e o Metaverso são temas que, muitas vezes, causam certa preocupação para os gestores. Felizmente, o time de especialistas da Cleveris tem soluções simples e descomplicadas para garantir a prosperidade na era digital.
Oferecemos plataformas que permitem a criação e realização de projetos 100% personalizados e imersivos dentro desse universo, além de mecanismos de segurança que seguem as legislações existentes, como a LGPD, e identificam tentativas de ataques com mais rapidez e eficiência.
Preparar sua empresa para utilizar a tecnologia exige planejamento. Por isso, conte com a Cleveris.
Tenha na rotina os melhores produtos tecnológicos e faça parte do time que prospera na era virtual.