Com nossa abrangente análise de negócios e ampla visão de mercado, criamos soluções personalizadas que proporcionam transformações digitais perfeitas, garantem resultados rápidos e geram impacto duradouro em toda a empresa
Entre em contato para agendar uma apresentação
Nossos consultores estão prontos para lhe ajudar a encontrar as melhores soluções para suas demandas
Disponivél de segunda a sexta das 09:00 às 18:00 horas
3 passos para implantar uma cultura de cibersegurança corporativa
3 passos para implantar uma cultura de cibersegurança corporativa
O que é cultura de cibersegurança?
Diariamente, quantos dados você fornece às empresas de compras on-line? Pense em informações como email, números do cartão de crédito, senha, endereço e por aí vai…
Tudo isso deve ser tratado com sigilo e ser protegido com cuidado, bem longe de pessoas mal intencionadas.
O mesmo deve acontecer com as informações recebidas por empresas e instituições governamentais: o armazenamento deve ser a sete chaves. E é nesse momento em que entra a cultura de cibersegurança.
A cibersegurança é um conjunto de práticas e estratégias que visa a proteção de sistemas, programas, equipamentos, usuários e redes contra invasões. Ela tem como objetivo garantir que dados valiosos não vazem, não sejam violados em caso de ataques e que só estejam acessíveis a quem possui autorização.
E por que ela é importante?
Segundo o relatório Data breach statistics by country in 2021, realizado pela Surfshark, empresa de serviços VPN, cerca de 952 milhões de contas foram violadas apenas nos primeiros 11 meses de 2021 – ou seja, 1 em cada 5 pessoas foi afetada globalmente.
No caso do Brasil, 24,1 milhões de usuários perderam dados durante uma ou várias violações ocorridas naquele ano. O país ocupou a sexta posição no ranking, ficando atrás dos Estados Unidos (212.4M), Irã (156.1M), Índia (86.6M), Rússia (27M) e França (24.6M).
De acordo com o CEO da empresa, Vytautas Kaziukonis, ”o crescimento de usuários violados é alarmante, considerando os danos à reputação e financeiros que podem ser causados quando os dados privados de uma pessoa são roubados ou vazados. Os criminosos podem usá-lo em vários esquemas ilegais, como e-mails de phishing, chamadas bancárias falsas e até mesmo roubo de identidade”.
Além disso, ele afirma que ”[…] essa tendência não vai a lugar nenhum. Portanto, todos os usuários da Internet devem se educar sobre a privacidade online e tomar medidas preventivas para se proteger”.
Diante dos números preocupantes, o que devo fazer?
A solução para essa questão é mais simples do que parece. É necessário que você, gestor, construa uma cultura de cibersegurança eficiente. Assim, os colaboradores passarão de vulnerabilidades para uma linha de defesa eficaz.
Para te ajudar, listamos a seguir alguns passos para nortear a implementação de uma cultura de cibersegurança em seu negócio. Confira:
1. Tenha uma política de segurança
Ela é a responsável pela orientação e estabelecimento de diretrizes organizacionais referentes à proteção de informações, controles de segurança em ativos e uso seguro da tecnologia. Uma política de segurança deve ser aplicada em todos os âmbitos da empresa, com o objetivo de engajar a todos e garantir sucesso e crescimento corporativo.
2. Investir em treinamento das equipes
Pode ser uma missão trabalhosa, mas não há outro caminho a ser seguido na hora de implantar essa cultura na instituição. Os colaboradores devem ser conscientizados sobre os riscos e maneiras de proteção.
É importante lembrar que cada departamento deve receber um tipo de treinamento, uma vez que os níveis de responsabilidades e conhecimentos variam Além disso, a equipe deve ser sempre incentivada a relatar incidentes e suspeitas.
3. Ter soluções tecnológicas como aliadas
Além dos passos acima, é fundamental que seu negócio conte com as ferramentas corretas e adequadas às suas necessidades. O uso de plataformas tecnológicas permite a conexão entre pessoas e informações com agilidade e segurança, independente de onde estejam – dentro da corporação ou home office.
Pensando nisso, a CleverIS disponibiliza a melhor solução de cibersegurança corporativa: o Hacker Rangers.
Por meio da gamificação, sua organização atende aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados e recebe as seguintes funcionalidades:
Testes;
Medalhas;
Patentes;
Ciberatitudes;
Alertas educativos;
Regulamento;
Simulações de Phishing;
Cursos: Vídeos animados;
Conteúdo LGPD.
Com o Hacker Rangers, você combate o crime cibernético com o seu ativo mais valioso – seus colaboradores.
98% dos ataques cibernéticos dependem de uma interação do usuário para terem êxito. Faça parte desse time e evite sérios prejuízos.