O uso do WhatsApp Business

O uso do WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens dedicado a empresas. Disponível gratuitamente para Android e iOS, ele foi criado para atender principalmente, mas não somente, às necessidades de pequenos negócios e tem se tornado cada vez mais popular entre quem oferece produtos e serviços.

 

A diferença para o app ”doméstico” é a facilidade de interação com clientes, devido as seguintes funcionalidades:

 

  • Disponibilização de catálogo com mercadorias e/ou atividades realizadas;
  • Classificação dos contatos com etiquetas por meio de critérios próprios;
  • Automatização de mensagens rápidas – como, por exemplo, saudação e apresentação da marca, confirmação de recebimento da mensagem ou informando o horário de funcionamento assim que a empresa é contatada por um usuário.

 

Além disso, o software permite o acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas, entregues e lidas com sucesso por (possíveis) clientes interessados pelas ofertas da sua empresa.

E onde entra a LGPD nessa história?

A Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais envolve o conjunto de regras que tem como objetivo proteger os dados pessoais. E dentro da legislação, existem normas específicas para algumas plataformas, como é o caso do WhatsApp. 

 

Algumas diretrizes que devem ser seguidas são:

É preciso ter a autorização para utilizar e armazenar dados pessoais e também investir em um Programa de Governança de Dados. Desse modo, colaboradores estarão cientes das diretrizes e usuários saberão do seu compromisso com a segurança e privacidade – com a facilidade de revogar ou corrigir o consentimento, caso desejado.

Além da permissão para uso e armazenamento, é preciso que os clientes concordem com o envio de conteúdos. Ou seja, a troca de mensagens promocionais, informativas, entre outras, deve ser consentida. 


E assim como no uso e coleta de informações, o usuário pode rejeitar ou acordar o envio desses materiais.

As mensagens trocadas pelo aplicativo são criptografadas, assim, as leituras são permitidas apenas para os destinatários (e não terceiros). Contudo, é possível que as interações sejam vazadas. Por isso, é essencial que a marca invista em senhas, autenticação em dois fatores e outros mecanismos que minimizem riscos.


Caso a empresa negligencie a lei, multas no valor de até R$50 milhões podem ser aplicadas. Além disso, existem riscos da perda de fornecedores, parceiros e colaboradores, e também bloqueio e/ou exclusão de dados.

Mas como manter a conformidade?

Segundo um relatório da CX Trends 2022, o WhatsApp é o canal de comunicação preferido por 57% do público para fazer compras. Então estar em concordância com a LGPD não é apenas uma prioridade, mas sim uma obrigação.

 

A solução desenvolvida pela CleverIS entrega uma plataforma que reúne funcionalidades que permitem uma gestão ampla, alinhada constantemente com a norma, e incorpora todos os processos, cadastros e relatórios presentes na rotina da empresa. 

 

Com ela, além de aumentar a proteção de dados e Compliance, você identifica onde estão os dados pessoais e sensíveis, e quais são as fontes de armazenamento dos dados, volumes e categorias de dados estruturados e não estruturados;  garante a realização de constantes análises e revisões de gestão e risco; e recebe itens de configuração para dar suporte aos Inventários de Dados (ROPA) através do módulo de Descoberta de Ativos de Dados Pessoais e Sensíveis.

 

Conte com um recurso que atesta a confiabilidade da imagem da sua marca perante o mercado. Conte com a CleverIS.

 

Faça parte desse time.

Venha fazer parte desse time.